Educadores dos Séculos XX e XXI

Baseado em 4 avaliações
  • 20 Horas de duração
  • 24 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
"otimo"
Mariangela
mais avaliações

Objetivo:

O objetivo principal da Curadoria de Conteúdos é unificar alguns materiais em grupos de interesse, com visões de diversas pessoas e/ou autoridades nos respectivos temas, para que você construa sua própria percepção sobre o assunto em questão. 

Sempre que houver, colocaremos conteúdos novos e relevantes. Em alguns, faremos um vídeo de comentários a respeito. Você também pode sugerir temas para pesquisarmos e fazer a respectiva curadoria. Vamos lá! Tem muita coisa interessante na net.

Metodologia:

A metodologia que será utilizada na Curadoria de Conteúdos é a seguinte: 

1. Você acessa a área de "Cursos Grátis" da plataforma
2. Vê os cursos de seu interesse
3. Assiste os conteúdos e/ou lê os materiais 
4. Percebe várias visões dos autores
5. Constrói sua própria opinião
6. Melhora seu repertório geral.

Resumo Geral:

Carga Horária: Indeterminada
Valor da Curadoria de Conteúdos:
Grátis
Tempo para Execução:
1 anos após a matrícula
Curadoria Professores:
Xiko Acis e Adriana Baldan
Materiais:
Vídeos, links e arquivos em pdf
Certificado: Não se aplica

Importante:

1. Todos os conteúdos existentes estão disponíveis, gratuitamente, na internet;
2.  Os autores dos conteúdos são os respectivos responsáveis pelos mesmos e têm os direitos autorais garantidos;
3.  A plataforma Uniética apenas faz a curadoria do que acha relevante para o tema em questão;
4. Todas as fontes dos conteúdos são declaradas e os links apontados.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Para todas as pessoas que querem melhorar o seu repertório através de uma Curadoria de Conteúdos formada por professores.

Xiko Acis
"Professor da Uniética"

               

Mentor, Professor e Consultor, Mestrando em Filosofia, MBA em Gestão Educacional, Pós-graduado em Filosofia e Ensino de Filosofia, Licenciado em Filosofia, graduado em Comunicação Social. Atuou como CEO e Diretor de várias empresas nacionais e multinacionais e hoje é sócio da Aprendendo a Pensar, consultoria com 18 anos de existência especializada no Desenvolvimento da Cultura Ética e Moral Organizacional. Professor de Ética do MBA da FUNDACE, Professor de Ética e Gestão na Unisanta'Anna, Ombudsman/Ouvidor pela ABO - Associação Brasileira de Ouvidoria, Organizador do TEDx no Brasil, Voluntário do Escritório Regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (ONU), Ex-voluntário do CVV Centro de Valoriza da Vida  e Ex-membro do Conselho de Usuários da TIM, Fundador do Instituto Magna Moralia que atuará na habilitação de professores do ensino fundamental e médio, para o Desenvolvimento da Consciência Ética e Moral e seu ensino estruturado aos alunos, autor do livro:  Código de Conduta e Princípios Éticos e Diretor da UNIÉTICA, plataforma de aprendizagem singular de ética e moral.

Curriculum Lattes: Currículo 

Sites Institucionais:  

xikoacis.com.br 

aprendendoapensar.com.br 


A importância dos cursos livres certificados

Os cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004. O Curso livre à distância é uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar aos estudantes e trabalhadores conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

A Constituição Federal em seu Artigo 205/CF, “caput”, prevê que a educação é direito de todos e será incentivada pela sociedade. Tal prática é defendida também pelo Artigo 206/CF que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

Curso Livre – Lei nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a modalidade de Educação Profissional. Educação Profissional, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar aos estudantes e trabalhadores conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

Conforme a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente. Não existe legislação específica que regulamente estes cursos, por isto, os cursos livres não são passíveis de regulação por parte do Ministério da Educação (MEC). Não havendo exigência de escolaridade anterior. A categoria Curso Livre atende a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. Livre significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração, disciplinas, tempo de duração e diploma anterior. Desse modo, a oferta desses cursos não depende de atos autorizativos por parte do (MEC), quais sejam: credenciamento institucional, autorização e reconhecimento de curso.

As Instituições, um exemplo é a Uniética que oferece este tipo de curso têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a Lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97). Esses Certificados têm validade legal para diversos fins. A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis.

As pessoas que fazem os nossos Cursos Livres, qualificam-se mais em suas profissões, superam os concorrentes, são promovidos em suas empresas, e os que estão desempregados, preparam-se para o mercado de trabalho e conseguem rapidamente um novo emprego. Embora os cursos livres sejam isentos de fiscalização e reconhecimento pelo MEC a Uniética não dispensa os critérios acadêmicos e didático-pedagógicos exigidos a qualquer outra modalidade de cursos, sejam eles “livres” ou não, presenciais ou à distância.

Assim, nossos cursos certificados atendem a legislação, a melhoria de repertório e o desenvolvimento humano, premissas básicas de nosso entendimento de como educar.

Sejam bem-vindos!

Conteúdo Programático

  • 1. 01_Rudolf Steiner - 1861/1925
  • 2. 02_Maria Montessori - 1870/1952
  • 3. 03_Henri Paul Hyacinthe Wallon - 1879/1962
  • 4. 04_Roquette-Pinto - 1884/1954
  • 5. 05_Heitor Villa-Lobos - 1887/1958
  • 6. 06_Alceu Amoroso Lima - 1893/1983
  • 7. 07_Bertha Lutz - 1894/1976
  • 8. 08_Fernando de Azevedo - 1894/1974
  • 9. 09_Lev Vygotsky - 1896/1934
  • 10. 10_Célestin Baptistin Freinet - 1896/1966
  • 11. 11a_Jean Piaget - 1896/1980 - parte:1
  • 12. 11b_Jean Piaget - 1896/1980 - parte:2
  • 13. 12_Lourenço Filho - 1897/1970
  • 14. 13_Gustavo Capanema - 1900/1985
  • 15. 14a_Anísio Teixeira - 1900/1971 - parte:1
  • 16. 14b_Anísio Teixeira - 1900/1971 - parte:2
  • 17. 15_Carl Rogers - 1902/1987
  • 18. 16_Burrhus Frederic Skinner - 1904/1990
  • 19. 17_Paulo Freire - 1921/1997
  • 20. 18_Edgar Morin - 1921
  • 21. 19a_Darcy Ribeiro - 1922/1997 - parte:1
  • 22. 19b_Darcy Ribeiro - 1922/1997 - parte:2
  • 23. 20_Emilia Ferreiro - 1937
  • 24. 21_Howard Gardner - 1943
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